terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Realmente insubstituível

"Theres is no substitute for Theology". Quem escreveu isso foi A. W. Tozer em um de seus artigos. Respondia então, porque a Teologia estava tão "desinteressante" para o mundo materialista e humanista de quase 60 anos atrás (Que dirá hoje...). Não que a Teologia tenha perdido sua importância, mas seu desfavorecimento se deve ao fato das pessoas se esconderem de Deus, e assim para viverem em paz consigo mesmas, melhor esquecerem que não estão em paz com Ele. Claro. Faz sentido. Dá para entender melhor certos comportamentos.... dos de fora, e pior dos de dentro. Sem Teologia a cabeça não regenerada torna-se uma usina do existencialismo. E sem Deus a quem tenha de se responder pelos pensamentos e ações, não há responsabilidade. Não há nem fatos, porque se "nada fiz", logo "nada aconteceu".
Mais ainda: para quê me importar com assuntos teológicos se ao procurar saber sobre o amor de Deus, aprendo que devo prática-lo e não apenas conhece-lo?  Para que investir tempo e aprofundar-me sobre o caráter santo de Deus, se ao olhar para aquela luz, não será possível me acomodar prazerosamente em meio ás trevas?
"The secret of life is theological and the key to heaven as well. We learn with difficulty, forget easily and suffer many distractions. Therefore we should set our hearts to study theology", disse o Pr. Tozer.
Tozer é um mestre e pastor no sentido de guiar pelas "antigas veredas" do caminho santo.



Nenhum comentário: