
Arqueologia como ciência que busca as origens, as raízes ocultas pelo tempo. O trabalho de desencavar e trazer á luz algo antigo, mas que novo se torna. Uma tentativa de se fazer a arqueologia de alguns saberes, tais como das Escrituras; da vida cristã; do político e da cidadania; do cultural; do texto, seja ficção ou não; da Teologia.
terça-feira, 30 de novembro de 2010
A Encarnação de Cristo - Christ Incarnation
Para não cair no lugar-comum da crítica sem solução, então passemos a falar de Cristo. A buscar pelas Escrituras, e em autores "esquecidos" como Campbell Morgan, alguns significados da Encarnação de Cristo.
Poucos autores hoje ( pelo menos best-sellers, daí fora das prateleiras) escrevem sobre os grandes insights da Teologia Cristã, como a Encarnação. Mas toda a Teologia Cristã fica comprometida se não se compreende porque Deus teve de se tornar Homem, em carne e osso.
A forma quase gnóstica como Deus é adorado atualmente, é resultado direto do não conhecimento, meditação e práticas cristãs do que significa a Sua encarnação.
Falando de Jesus
Há outra tendência: os que criticam esses comportamentos. Eticamente corretos, criticam, publicam, afastam-se das igrejas, querem mudar suas formas. Não é nada disso, nem daquilo. Mas desses também não ouço falar de Jesus Cristo desse lado do oceano cristão.
Cristianismo sem Cristo.
A esperança de tudo isso mudar, para mim, é a seguinte: Ele está presente. Desde que ressuscitou e enviou Seu Espírito, está presente. Por isso, enquanto estiver presente, há esperança. Aquela que Paulo nomeou aos Colossenses: "Cristo em vós, a esperança da glória".
Cristo se tornou um mistério.
O lado bom disso é que aos que O querem conhecer, as Escrituras e o Espírito estão ao nosso alcançe.
"Resolvi nada saber entre vocês, a não ser Cristo", disse o apóstolo. O apóstolo. Apóstolo é aquele que é enviado para trazer a revelação de Cristo. De Cristo, não de coisas passageiras, como a glória no rosto de Moisés.
Então, quero ir ao encontro de Cristo das Escrituras. Assim crendo, não sofrerei a angústia do ministro de Candace, na sua liteira e lendo Isaías: "De quem o profeta está falando?"
Assinar:
Postagens (Atom)